terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diagnóstico da mídia paraibana - Diários Associados



DIÁRIOS ASSOCIADOS

http://www.diariosassociados.com.br/home/conteudo.php?co_pagina=44

Prestes a completar 85 anos em 2009, os Diários Associados se consolidaram como um dos mais importantes conglomerados de comunicação de massa do Brasil e da América Latina – são dezenas de jornais, emissoras de rádio e TV, revista, sites e portais de internet, a Fundação Assis Chateaubriand e também outras empresas.

A história do grupo está, ao mesmo tempo, interligada à da modernização da comunicação no Brasil, bem como à própria história do País, tal o envolvimento dos Diários Associados nos fatos que marcaram nossa sociedade nessas dezenas de anos.

Ousadia, modernidade e espírito nacionalista inspiraram o jornalista Assis Chateaubriand a dar origem, em 1924, aos Diários Associados, lançando veículos de comunicação Brasil afora, que são, até hoje, referência de qualidade e de compromisso com a boa informação.

São exemplos O Jornal, o primeiro veículo do Grupo; a revista de circulação nacional O Cruzeiro, até hoje um case referencial na imprensa; a rádio e a TV Tupi, a TV Cultura, a Rede Clube Brasil de Rádio, os jornais Estado de Minas (MG), Correio Braziliense (DF), O Imparcial (MA), O Norte (PB), Diário de Natal (RN), os novos jornais Aqui, AQUI-DF, Aqui Maranhão e Aqui PE, Jornal do Commercio (RJ) e Diário de Pernambuco (estes dois últimos são os mais antigos em circulação no País), a TV Brasília (DF), a TV Borborema (PB), a TV Alterosa (MG), os portais de internet UAI, CorreioWeb, DN Online, O Norte Online, Pernambuco.com, entre outros importantes veículos de comunicação de massa.

Pioneirismo é uma outra característica marcante que Chateaubriand empregou ao grupo.

Seus jornais mudaram a forma de se fazer jornalismo no Brasil, priorizando a preferência popular e a defesa dos interesses nacionais. Foram, também, os primeiros a serem impressos em off-set, e seu design gráfico e conteúdo editorial têm assegurado, até hoje, premiações nos mais diversos fóruns especializados. O compromisso com o consumidor da informação sempre foi especial, tanto que alguns jornais do grupo chegavam a ter, há algumas décadas, várias edições diárias, de modo a levar notícias atualizadas ao público; outros lançaram os primeiros anúncios classificados e anúncios publicitários, estabelecendo um novo padrão de comunicação vigente até o presente.

Um comentário: